domingo, 13 de novembro de 2011

O que trazer para o frio de Amesterdão!

Há uns dias (semanas! quase meses!:$) a menina da Bela e o Monstro sugeriu-me fazer um post qualquer coisa como: "o que vestir em Amesterdão" (isto porque ela daqui a uns tempos se vem juntar a mim nesta cidade!;) )

Então, cá vão as minhas opções:

- Casacos:
1. Um casacão clássico. Nada fica mal com um destes! Dão um "up" e um ar mais composto a quem o usar.


2. Um casacão de inverno tipo chouriço! Não sou propriamente fã mas que os desgraçados são uns life-savers, ah lá isso são. O casaco nº1 compõe um look, este casaco é para quando o frio a sério bate à porta (e não, o de cima só não chega; chega em Portugal para aqui, um destes é muito melhor!) O meu é da New-Yorker e tem pelinho (falso!) por dentro o que o torna uma autêntica estufa!



3. Um casaco de "cabedal", não tem de ser verdadeiro, o meu é de imitação e faz o mesmo papel. Estes casacos são mesmo bons para a transacção de uma estação mais quente para fria e vice-versa. Um casaco destes com uma malha fininha por baixo já aquece e protege do vento. - repito, não tem de ser verdadeiro!



4. Blazer (razões obvias??! - dress up, dress down, your choice!;) )



5. Trench coat - chuva, chuva, chuva... Não tenho apanhado mais do que pequenos "chuveiros" mas ao que parece Amesterdão é uma cidade bastante chuvosa! (Ah, talvez seja bom referir que o dia mostra mil caras...dia todo sol e derrepente uma grande chuveirada!)



6. 2 ou 3 casaquinhos de malha que dê para usar por baixo dos casacos de sair à rua (também ajudam a modificar os outfits).  As casas aqui têm todas aquecimento, logo as camisolas de ficar enrolada em casa não são obrigatórias (ou não é preciso serem muito quentes) (apesar de serem as mais fixes! ( E as holandesas também sairem com elas à rua - mais uma tendência que também nasceu da necessidade nórdica!))


Shoes!

7. Calçado impermeável - digo "calçado" porque a Holanda tem bastantes dias de chuva (tem tido imensa sorte e o que tenho apanhado são chuveiro apenas - o que não me incentiva a concluir o assunto deste post em relação às galochas) o que significa que no inverno há chuva e no verão também (como não referiste até quando ficavas incluo os meses todos ;))
- Calçado anti-derrapante! Oh dear, quando a neve derrete um bocadinho e só ficam as camadas de gelo sem uma sola razoável é passaporte direitinho para o chão (Been there done that!)
Se possível também quente!... Tenho visto imensas Hugg, inclusivé durante o Inverno. (Eu não consigo andar com aquilo - mesmo! - mas quem for "team Hugg" é uma optima jogada!
(Se for tudo no mesmo sapato melhor! - mas vai enjoar!)
Hugg, Galochas, Timberland...

8. Saltos. Na Holanda, como é obvio e devem imaginar, não há calçada (assassina) portuguesa, nem altos e baixos, por isso traz os saltos altos que quizeres! (Eu trouxe 3 pares e quando for a casa no Natal troco e trago outros! Trouxe umas botas de cunha: são autênticas pantufas e são botas (botas=inverno!); e 2 pares de sandálias que não me importo nada nada de usar com meias! (Umas que já viram e que são das minhas preferidas: nem toda a gente gosta mas ando super rápido com elas e gosto tanto delas que usa-las como estrelas do outfit não me faz confuão nenhuma! As outras foi um bocado para ser show-off (não se nota na foto mas são mega altas!)! Gosto imenso delas,ponto. Não iam ficar em casa coitadas! Além disso já provaram ser de grande valor uma vez que já também foram usadas como martelo (:$).

9. Sabrinas ou ténis. Turista que é turista anda para caraças e não há melhor que ténis. Quem se der bem com sabrinas siga, mas se for para andar muito lembrem-se que é melhor ela ter um reforço no calcanhar se não ao fim de uns km já têm os pés a pedir clemência!

10. Imensas meias! Daquelas grandes, quentinhas (que parecem feitas pela avó!). A enorme tendência de usar as meias a verem-se é perfeita para os países nórdicos e com um inverno a sério (e aposto que a tendência nasceu mesmo nesses países!) onde qualquer ajuda é bem-vinda para ajudar os pés a não congelar.

11. As raparigas aqui são todas menininhas e fashionistas (está-lhes no sangue a pinta nórdica!) por isso é bastante fácil arriscar com tendências novas e peças mais estravagantes (ou mesmo menos). Por exemplo: tragam chapéus! Em Portugal não se usa muito mas por aqui ninguém liga (no inverno então!...Estranho é não ter nada na cabeça!) 

12. Camisolões! Estão na moda, são quentes e cá está frio.... Mais motivos?

13. Camisas. Há imensa oferta e são um básico bem útil, sobretudo se nos lembrarmos que nos locais públicos está tudo aquecido, o que implica despe-veste... Casaco mega quente e camisa por baixo e plim! Ready to go!

14. Eu sou adepta de vestidos! Vestidos são vestido e são saias se lhes atirarmos uma camisola ou t-shirt para cima! Mais multi-usos é complicado!

15. Gorro, luvas e cachecois! Não esquecer!!!!! (Been there done that :$)
importante: as luvas normais a que estamos habituados de lá, aqui não funcionam muito porque têm furinhos e frio passa na mesma. Das duas uma: ou fazem camadas de luvas, ou têm outras de outro material. [As minhas são da C&A do ano passado - cardadas por dentro e aprecisarem de ser limpas!x)]


16. Acessórios! Eu vim carregadinha com cintos, colares e pulseiras... já que tenho um número limitado de peças de roupa tenho de multiplicar o ar que dou com elas... acessórios dão essa ajuda!


Dicas mais gerais:
-creme para as mãos e para pele seca! Com o frio que já se faz sentir (amanhã a temperatura desce para -1ºC) é inevitável que a pele se resinta e fica super seca! Eu ando sempre com um bocadinho de creme das mãos atrás de mim numa caixinha de lentes de contacto!
- Digam-me se têm mais dúvidas....:S

11 comentários:

Sílvia Pereira disse...

que cool post :)

adoroooo aquele casaco da h&m ;)

Beijinhos

Pretty in Pink disse...

Adorei este post :D Não tou a pensar ir ai nos próximos tempos mas só pra ver as tuas botas muita giras valeu a pena LOL Mas falando mais a sério, quero ver se compro um voo baratinho da Raynair ou algo do género e vou visitar um desses países por isso é sempre bom ter dicas do que vestir, thannnnks :D


Beijinho*

Bela Monstro disse...

Mil obrigadas, foste uma querida!! Vai ser-me muito útil este post - tenho que ir comprar uns casacões chouriços e mais collants e vestidos quentinhos e umas malhas finas e calças de inverno e um gorro e luvas daquelas top warm. Ou seja, vou ter muito que procurar!

E deu um post mesmo giro - espero que te tenhas divertido a fazê-lo.
Um grande beijinho e vamos trocando ideias ;)

Unknown disse...

Que post tão divertido! É verdade que se tem que usar tudo isto lá, mas sabe tão bem e é uma delícia!
Ainda não fui à H&M, por isso ainda não sei o que vou comprar, mas a fazê-lo será lá para os saldos! Sou fã de saldos :)) E os bolos foi tudo eu :) Adoro fazer bolos, mais do que fazer pratos. É um relax criar!

Bomboca do Amor disse...

Iria adorar viver por aí. Fui feita para esse tipo de roupa!
Beijinhos,
Bomboca do Amor.

at beleza disse...

Portanto, precisamos de casacos, casacos, casacos :)
Encher a mala de roupa e esquece a pele à fresca.

*beijnhos

Sara Esteves disse...

Básicamente! ;P

obrigada meninas!!:D :D

Anónimo disse...

Gostei da dicas, babe**

http://beautifulbyj.blogspot.com/

Fashion Sisters disse...

Amei o post ehehe ;D

Tens muita roupinha gira ;D

Fashion Sisters disse...

Amei o post ehehe ;D

Tens muita roupinha gira ;D

Jasmim disse...

Gostei do post, obrigada pelas dicas. Gostava de visitar a Holanda, mas geralmente prefiro viajar em Maio, quando as temperaturas estão mais amenas mas ainda não é época alta :D